– A TEORIA DE SETH GODIN –
…
O conceito é realmente simples, todas as vacas são iguais, mas e se eu tivesse uma roxa? Será que alguém a iria querer comprar, ou o leite, ou um bife?
…
Ideias notáveis são muito mais propensas a se espalharem do que ideias que não o são. Cada vez menos pessoas criam coisas memoráveis.
–
Ao citar “Crossing the chasm”, Godin mostra-nos como o sucesso de vendas de um produto só é alcançado quando os consumidores capazes de arriscar algo novo, os inovadores, começam a consumir tal produto.
Estes “inovadores” e “definidores de tendências” criam um ambiente favorável para que as “massas” se sintam seguras para experimentar a novidade. Mas, como criar ideias que se espalham?
Não tente fazer um produto para todos, porque acabará sendo um produto para ninguém. A ideia é focar um nicho do mercado, segmentá-lo e impactar essa pequena fatia que, de facto, responderá ao que você vende.
O pequeno carro de linhas arredondadas e “feias” tornou-se um sucesso de vendas. Ao todo, foram produzidos mais de 21 milhões de Carochas originais entre 1938 e 2003.
–
Numa altura em que os carros eram todos grandes, de linhas retas e solidas, caros e consumiam muito combustível Hitler mandou produzir o que chamava de “carro do povo” que ganhou o nome de “beetle” devido em parte à crítica irónica de um jornalista do jornal norte-americano New York Times, em 1938, que o achava parecido a um escaravelho. A sua produção foi interrompida devido à segunda Grande Guerra mas voltou e tornou-se o sucesso que todos conhecemos.
…
Outros exemplos de produtos notáveis
NOTAS FINAIS
–
Lembre-se, criar um bom produto não chega, os consumidores já estão à espera disso, ninguém compra o que não presta, pelo menos uma segunda vez. Para que alguém decida mudar de marca ou de produto você tem de surpreender, tem de criar a sua “vaca roxa”.
Pense em si mesmo, provavelmente usa as mesmas marcas de detergente há anos, ou as mesmas marcas de calçado, ou come quase sempre nos mesmos restaurantes, porque será?
Seja ousado, arrisque, crie um bom produto, acrescente-lhe algo inesperado e faça um bom marketing. Se não souber como fale connosco, nós podemos ajudar.