Pode ser difícil imaginar um futuro brilhante quando parece que as pessoas estão mais interessadas em criar conteúdo superficial e vazio do que em construir algo de valor duradouro.
No entanto, é importante lembrar que não é tarde demais para mudar essa tendência. Se cada um de nós se esforçar por fazer a diferença, por contribuir para um mundo mais consciente e mais justo, podemos mudar o rumo das coisas. É preciso acreditar que ainda há esperança, e lutar por um futuro melhor, mesmo quando parece que tudo está perdido. Não podemos deixar que o cinismo e o desespero nos vençam, temos de manter a chama da esperança acesa, e trabalhar juntos para construir um mundo mais bonito, mais equilibrado e mais harmónico.
A ilusão do lucro fácil, da fortuna instantânea que vem das piruetas nas redes, do mundo virtual, não passa disso mesmo, duma ilusão. A realidade não é isso, as “Girls” e os “Boys” do TikTok que fizerem riqueza são apenas as exceções que nos vendem como pedagogia, como processo de estupidificação.
Quantos deles mudarão o mundo, quantos deles trarão felicidade a não ser a eles próprios, e será que eles próprios conseguirão ser felizes, ou vivem apenas na ilusão da felicidade?